GloTech International - Leading The World In Photoluminescent Technology

 

Fotoluminescência

 

Hoje em dia, existem muitos produtos, desde capas para celulares, placas de sinalização, items de segurança,  até brinquedos, que utilizam em sua fabricação pigmentos fotoluminescentes que os fazem brilhar no escuro, ou, como é o termo em inglês, glow-in-the-dark.

Talvez sua primeira impressão ao ver um objeto que utilize pigmentos fotoluminescentes em sua fabricação, é que eles tenham sido  energizados com algum tipo de energia, como baterias ou eletricidade para que pudessem brilhar daquela maneira, entretanto, tudo o que se tem a fazer é colocar esses objetos sob uma fonte luminosa por alguns minutos e depois, levá-los a algum lugar escuro para que a luminosidade armazenada pelos pigmentos fotoluminescentes os faça brilhar por várias horas.

Todos os produtos que brilham no escuro, contém fósforo. O fósforo é uma substância que irradia  luz visível, quando energizada. Os  lugares mais comuns em que podemos verificar esse efeito, são as telas dos televisores, monitores e as lâmpadas fluorescentes.

Nas telas de televisores e monitores, é necessário que os elétrons excitem o fósforo para que ele produza brilho, nas lâmpadas fluorescentes, a luz ultravioleta faz esse serviço e, em ambos os casos o resultado é luz visível.

Na produção de produtos que brilham no escuro, as empresas necessitam utilizar pigmentos fotoluminescentes, que sejam energizados por alguma fonte de luz, o que irá fazer com que esse produto, quando em lugares escuros,  produza brilho intenso e persistente por horas. 

O fenômeno fotoluminescente de brilhar no escuro é derivado de cristais minerais naturais de terras raras e não radioativos, que possuem capacidade única de absorver e armazenar energia da luz ambiente.

No escuro, esses cristais começam, imediatamente, a emitir um brilho luminoso por liberação da energia luminosa armazenada.

Os cristais fotoluminescentes, são, por esta razão, os componentes principais dos produtos que brilham no escuro.

 

    

 

Hit Counter